Um espelho, um motivo

16:58:00

Dizem que todo mundo tem um espelho. Não um côncavo ou convexo, mas alguém em quem se inspirar, em quem ter referências para tomar suas atitudes. Sempre vi minha mãe como o ser-humano mais maravilhoso do mundo por ter me criado, me levado pra escola, aturado minhas birras quando criança, minhas brigas na escola, e principalmente por ter passado nove meses comigo dentro da barriga. Maior amor que isso, sei não.
Aí o tempo passou, conheci pessoas completamente diferentes da minha criação, que pensam diferente de mim, que têm atitudes bem diferentes das que eu teria e percebi que a questão da cultura era muito maior do que eu tinha aprendido na escola.
Eu nasci no Rio de Janeiro, no coração da Zona Norte e tinha amigos de outros bairros, de outros Estados, que viviam uma realidade bem diferente da minha, e aprendi muito com eles a lidar com as diferenças e também tomei pra mim um pouco da realidade de cada um deles, pra ter como experiência.
Além dos pais, dos amigos e das culturas que sou apresentada diariamente, também conheci personalidades da música, da TV e do cinema que me inspiraram com suas frases, suas músicas, seus filmes, até com o “qual a sua cor favorita” eu era influenciada.
Lembro de quando as novelas infantis mexicanas eram febre no Brasil, e eu era fissurada em O Diário de Daniela. Queria ter um diário igual ao dela, customizei uma blusa que nem as da Daniela Luján e era apaixonada pelo Martín, o par romântico dela na trama. Até hoje eles dois são muito importantes pra mim, por remeterem a uma infância maravilhosa que tive nesse aspecto. Carrossel me fazia querer ter uma escola com o uniforme igual ao deles, Cúmplices de Um Resgate despertou em mim o desejo de ter um cachorro e chamá-lo de manteguinha.
Com todos os artistas que conheci na infância eu tenho uma história de amor pra contar. Daniela Luján, Sandy & Junior, Belinda, Eliana, Xuxa, Angélica, Mara Maravilha, Chaves, e sabe-se Deus mais quantos. A verdade é que eu sempre fui muito maravilhada com a possibilidade de desvendar o desconhecido, de aprender, e cada artista – com sua forma particular de se apresentar a mim – fez com que eu quisesse aprender outros idiomas, que quisesse mudar de país, que acreditasse nas letras de suas músicas, que me salvou da depressão várias vezes com um álbum que falava exatamente aquilo que eu sentia… e outros milhares de motivos que me fazem admirá-los e tê-los em minha memória e meu coração.
Os pais, os amigos, a família, os ídolos ajudam a construir nosso caráter, nossa forma de agir, e por isso é muito importante fazer as escolhas certas. Meu maior motivo pra acordar todos os dias e sorrir é saber que tenho as melhores referências que poderia desejar, e ver que quando estamos frente a frente, somos como um espelho refletindo um ao outro.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Tradução

Livros preferidos

  • 1) O Outro Lado da Meia-Noite, Sidney Sheldon
  • 2) Vinte Garotos no Verão, Sarah Ockler
  • 3) Harry Potter e a Câmara Secreta - J. K. Rowling
  • 4) O Inocente, Harlan Coben
  • 5) Toda Sua, Sylvia Day