Todo mundo que me conhece ~ou simplesmente acompanha meu twitter~ sabe que eu sou noveleira assumida. Porém, só quem me conhece de verdade sabe que não me envolvo com todas as teledramaturgias. Na verdade isso acontece bem pouco.
E como uma das novelas que mais me marcaram e mexeram comigo está chegando ao fim nesta sexta, dia 19, resolvi fazer um post para falar um pouco da história, do que gostei, do que não gostei, do que acho que poderia ter sido melhor e reafirmar que Insensato Coração vai deixar saudades.
A história começa com um triângulo amoroso entre Luciana, Pedro e Marina. Luciana e Marina estudaram juntas nos Estados Unidos e não eram tão amigas assim, mas sei lá o motivo a Luciana resolveu convidar Marina para ser sua madrinha de casamento com Pedro. Só que no voo do Rio de Janeiro para Florianópolis, onde seria realizado o casamento, Marina e Pedro se conhecem sem saber que são noivo e amiga de Luciana e de uma forma mágica e surreal eles se apaixonam.
Primeira coisa que não gostei: Pedro e Marina. Acho que foi unanimidade de toda a audiência de Insensato Coração. Não sei se o Eriberto Leão e a Paola Oliveira não têm química juntos, se os personagens forma mal construídos e desenvolvidos, ou se o talento deles sumiu. Brincadeira, eu sou fã da Paola, mas nessa novela toda vez que ela e o Eriberto apareciam minha vontade era de desligar a TV.
Bibi e Douglas: esses sim foram o casal principal dessa novela. Divertidos e com uma química perfeita, Maria Clara Gueiros e Ricardo Tozzi foram, sem dúvida nenhuma, o casal protagonista de Insensato Coração. As trapalhadas de Douglas e a forma com a qual Bibi, uma mulher que adorava curtir sua independência, se apaixonou por ele os fez um casal cômico e muito fofo.
Outro casal absurdamente fofo é Cecília e Rafa. A forma com a qual se conheceram, como se apaixonaram, como terminaram, como superaram barras pesadas juntas, como voltaram e reafirmaram o que sentem um pelo outro foi o que fez desse casal o queridinho da novela. Vai dizer que toda vez que você ouve Talking to the moon não lembra deles?!
A estreia de Giovanna Lancellotti na TV – que já foi recusada em vários testes – não poderia ter sido melhor. Um personagem que não tinha tanto destaque assim, de repente viver uma trama tão intensa. Jonatas Faro foi a melhor companhia que ela poderia ter para esse seu lançamento em novelas. Que venham muitas outras por aí!
Outra dupla imbatível: Roni e Natalie. A ex-musa do reality show Volúpia da Montanha e seu fiel amigo e empresário Roni formam o núcleo de comédia da novela. Roni é um homossexual bem caricato, e o tipo de amigo que qualquer pessoa gostaria de ter (inclusive eu). Natalie consegue levá-lo para todas as suas ideias malucas de conseguir ficar rica, e Roni nunca consegue dizer não para a amiga.
Outra coisa que não gostei: Natalie. Durante uma boa parte da novela ela foi divertida e bem gananciosa, o que a fazia ser engraçada e ter boas tiradas de humor. Só que no momento em que ela tentou prejudicar Clarice (mulher de Cortez – de quem era amante) para que eles se separassem e ela pudesse casar com ele, a ambição de Natalie virou desvio de caráter. E isso ainda é claro nos últimos capítulos quando ela tenta prejudicar o casamento do irmão para ficar com o dinheiro de Bibi.
E ela… Dona Norma! Tem como não amar? No começo da novela todo mundo sentia pena, morria de dó da pobre viúva que foi enganada por um garotão e acabou presa por um crime que não cometeu. Porém Norma passou esse tempo todo na prisão armando seu plano de vingança. Lá dentro ela aprendeu a lidar com diversos tipos de pessoa, fez amizade para a vida inteira com Jandira – sua colega de cela, e inimigos como Araci – a quem teve que matar por sofrer ameaça de morte direto da também detenta.
Ao saírem da cadeia, Norma e Jandira foram para o Rio de Janeiro atrás de Armando, o cara que a tinha enganado e ela descobriu o nome verdadeiro e onde ele morava e foi atrás. Armou uma vingança direitinho, e apesar de ter alguns crimes nas costas que ela não planejava – a morte de Milton e de Zeca – Norma levou seu plano adiante até ter Armando completamente em suas mãos, junto com todas as provas de todos os crimes que ele cometeu.
Os dois voltam a ficarem juntos, embora Norma esteja mais esperta o rapaz quase consegue enganá-la mais uma vez. Graças ao casal chato Pedro e Marina ela se revolta contra Armando e acaba morrendo misteriosamente. Há quem diga que foi o próprio Armando quem a matou, há quem diga que foi a mãe dele, mas pra mim foi o Pedro junto com a Marina. No final eles se declaram os grandes vilões da novela, pegam o dinheiro da Norma e fogem do mundo. Só assim pra justificar a existência desse casal.
Dona Norma é um personagem bem intenso. Ela foi vítima, deu a volta por cima e passou por cima de todos os seus princípios para se vingar, inclusive por cima do direito de Pedro de se ver livre das acusações que sofria por ter sido incriminado por um crime que ele não cometeu – que nem a própria Norma.
Acho que pelo desejo de vingança e por não medir esforços para conseguir colocar na cadeia quem deveria ter ido desde o princípio no lugar dela, muitas pessoas se identifiquem. Afinal, quantos de vocês já não foi seriamente magoado e pensou em se vingar das mais variadas formas, e só não fizeram por falta de coragem? Então, é isso aí.
Armando, Fred, ou simplesmente Leonardo Brandão (Léo). O vilão mais amado do Brasil que enganou todo elenco da novela, e o único crime que não cometeu até agora foi a morte de Zeca chama atenção por sua maldade, mas também por sua inteligência. Quem diria que ele ia forjar a própria morte pra escapar da cadeia? Vamos ver como isso termina amanhã…
O Léo é o tipo de vilão querido por todos. Já matou, já enganou, mentiu, só pensa nele, não tem capacidade de amar ninguém e a única pessoa que considera é a mãe por ela ter uma admiração sem limites do filho, acreditar e entrar em todos os planos que ele faz pra se dar bem roubando os outros, principalmente Norma.
Não dá para ouvir Satisfaction sem lembrar de Léo. Virou um hino, assim como o novo bordão criado por ele no capítulo de ontem ao queimar as evidências de que ele estava vivo dizendo “pronto, morri”. O Léo é um vilão adorável. Sem dúvidas o Léo e a Norma foram os pontos mais altos de Insensato Coração.
Outros personagens que merecem ser lembrados: Eunice, Cortez, Sueli, Kléber, Daisy, Leila, André, Carol, Raul, Wanda (que pode ser a grande assassina de Norma), Wagner, Gilvan, Vinícius, Serginho, Olívia, Haidê, Gabino, Fabíola, Eduardo, Hugo, Jandira, Ismael, Araci, Milton, Vitória, Júlio, Oscar, Gilda, Paula, Alice, Beto, William, Nelson, Zuleica, Quim, Nando, Isidoro, Dorival, Clarice, Floriano, Olga, Teodoro, Irene, Henrique, Gregório, Umberto, Luciana, Olegário, Dalva, Celso, Xicão, Jonas, Patrick, Célia, Ivone, Renata, Lucas, Marcos, Zé Paulo, e a diva da novela TIA NENÉM.
Ricardo Linhares e Gilberto Braga, parabéns pela incrível novela que mesmo com seus trancos e barrancos conseguiu chegar ao final ainda mexendo com meu insensato coração. Só espero que o assassino da Norma seja alguém inesperado…
- 17:03:00
- 0 Comments