Pessoas do RH

19:49:00

Como prometi ao meu querido @icnunes no Twitter, vim declarar aqui minha ira aos profissionais de RH. Assim como muita gente tem algo contra professores de física, médicos, dentistas, eu tenho contra profissionais de RH.

Respeito todas as profissões, mas acho que os RHnenses são complicados de lidar.

Eles existem na maioria das empresas, talvez em todas, e o papel deles é apenas um: ferrar com a tua vida profissional.

Quando vc vai para uma entrevista de emprego e lá está uma moça supersimpática, educada, te tratando como um príncipe/princesa, não deixe-se enganar pela aparência. Ela está lá para te analisar. E essas análises são BIZARRAS.

Digamos que vc é um estudante de publicidade do 7º período que foi em busca de um estágio. A moça simpática te liga, diz que vc foi selecionado entre milhares de inscritos, vc se ilude e chega no local da entrevista achando que é a última bolacha do pacote. Quando entra na sala de entrevista, vc vê que tem mais umas 30 pessoas no mesmo perfil que o seu, que (olha, que bacana!) foram selecionadas entre milhares assim como vc e o coração começa a acelerar, a respiração a falhar e vc começa a ficar nervoso.

Aí tem lá uma cadeirinha especial para o seu popô, vc pensa "Puxa! Que legal! Tem lugar pra mim! Pelo menos eu não vou cair no chão depois dessa queda de pressão".

Eis que a filha da puta simpática moça que te ligou aparece na sala, se apresenta, todos sorriem e começa aquele festival de falsidade e guerra de egos. O fulano tem duzentos cursos, fez intercâmbio no Egito e é praticamente um faraó. O outro é loiro, de olhos azuis, ex-modelo internacional que voltou para o Brasil a fim de visitar a família e não esperava ser escolhido entre milhares de concorrentes. É aí que vc pensa "Puta que pariu, não vão me escolher pq sou feio, gordo e estranho. Me fodi". Mas calma, o pior ainda está por vir.

A moça simpática então vira pra vc e pergunta seu nome, o que vc já fez da vida e tudo aquilo que está bem claro no seu currículo que eles não leram e te chamaram pra gastar dinheiro com passagem de ônibus, ou táxi, dependendo do acesso do local. Vc, zonzo com os concorrentes europeus, malucões e pseudoperfeitos, fica nervoso e logo emenda com um "Oi, sou Antônio da Silva Sauro, tenho 22 anos, nasci no Rio mesmo". Aí vc já perdeu pontos. Pra conseguir conquistar um profissional de RH vc tem que ser novidade. Emprego no RJ nascido no RJ é pedir pra ser eliminado sem precisar completar seu ilustre currículo.

"Experiência? Bem, fui líder da agência da faculdade durante dois anos". JAMAIS fale isso para um RHnense. O que eles querem são pessoas que lideraram a segunda guerra mundial e fizeram com que tudo desse errado (?). Alguém que tenha poder com as palavras. Líder estudantil é menos 100 pontos.

Diante dos diversos olhos curiosos te olhando, vc fica ainda mais nervoso e cruza as pernas. Sinal fatal. O povo de RH tem mania de ler sinais nos gestos das pessoas. Ficou nervoso? Não sabe trabalhar sob pressão. Cruzou as pernas? Tem déficit de atenção, é nervoso e tem tendências suicidas. Mexeu no cabelo? É inseguro e não sabe trabalhar sozinho, precisa sempre de alguém dizendo o quê e como fazer.

Nunca me esqueço numa estrevista que fui. A mulher disse que o pior defeito dela é ser organizada demais. Até a louça suja ela separa azul com azul, laranja com laranja, vidro com vidro. Cara, me desculpe a tia que disse isso, mas NINGUÉM é tão burro pra acreditar nesse caô. E me poupe: estamos falando com RHnenses. Essa raça é pior que 007 e Sherlock Holmes.

O pior é que os colegas que vão pra entrevista inocentes assim como vc, têm toda uma biografia forçada para impressionar o cara que vai tá lá pagando de simpático e que só quer te conhecer melhor.

Dica para entrevista coletiva com RH: invente uma vida super badalada e seja criativo. Não diga a verdade 100%, se deixar nem seu nome diga o correto pq é capaz dele pesquisar no Google e aí já viu, né? Era uma vez história de estrela falida de Hollywood.

Eles nunca escolhem alguém pela capacitação profissional, pq eles são 007, mas não entendem de todas as áreas. Eles conhecem primeiro se vc tem uma boa postura, se não é gago, se manda um caô maneiro e se é bonitinho. Depois passam pros profissionais da área que você atuaria na empresa e eles escolhem o melhor dentre os toscos.

Toscos mesmo pq nunca me escolheram e eu sei que sou melhor que muito mané que tava na sala tentando impressionar, que nem essa maníaca da louça organizada.

Cuidado com os agentes de RH. Eles estão te observando neste momento. Se algum deles chegar ao meu blog e me chamar pra uma entrevista eu vou sair correndo tipo Brian no clipe de Everybody.

Beijosnãomeliguempqtofugindodopovodorh

You Might Also Like

4 comentários

  1. Obrigada, caro Rodrigo.
    É apenas a verdade! Por isso que o rico tá cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. Falei.

    ResponderExcluir
  2. Macetes:
    1- Seja sempre o 1º a falar, mostra atitude e segurança, além disso vc não vai ser obrigado a repetir nada que o outro falar;
    2- Sempre fale bastante, pq eles gostam que vc apareça;
    3- Na "prova" das figuras, sempre pegue algo que remeta a trabalho e não a lazer. Eles querem que vc seja escravo;
    4- Faça-se parecer a pessoa mais interessante do mundo e que não precisa do dinheiro da vaga. Que está ali pq AMA trabalhar e se eles não te contratarem estarão fazendo um péssimo negócio;
    5- Tente sempre ser o líder dos grupos formados;
    6- Se o máximo q vc já fez foi vender empadinha na faculdade, diga que tem um espírito empreendedor nato e que sabe técnicas maravilhosas de venda, que cativa o comprador e que inventou a roda. Tire leite de pedra;
    7- Enfim, seja a última bolacha do pacote, mas sempre sem ser convencido ou artificial. Depois de mais de 10 dinâmicas de grupo a gente fica safo.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, e o defeito NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, deve ser perfeccionismo. Os entrevistadores sabem que é balela!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Tradução

Livros preferidos

  • 1) O Outro Lado da Meia-Noite, Sidney Sheldon
  • 2) Vinte Garotos no Verão, Sarah Ockler
  • 3) Harry Potter e a Câmara Secreta - J. K. Rowling
  • 4) O Inocente, Harlan Coben
  • 5) Toda Sua, Sylvia Day