Pages

domingo, 11 de outubro de 2009

Insolação

Olá, pessoas.
De 24 de setembro a 8 de outubro rolou aqui no Rio o Festival do Rio.
Vou contar pra vocês em poucas linhas o que é esse Festival:

"O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina, com atenção e cobertura massivas da mídia. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentadas ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e na
cionais, confirmam a importância do Festival do Rio como porta de entrada para o cinema na América Latina e a maior vitrine para o cinema independente no Brasil". (Fonte: Site Oficial do Festival)

O primeiro filme que vi dentre vários foi o drama Insolação.

Sinopse: "Numa cidade vazia, castigada pelo sol, jovens e velhos confundem a sensação febril da insolação com o início delicado da paixão. Como espectros, eles vagam entre construções e descampados em busca do amor inalcançável. Livremente inspirado em contos russos do século XIX, as histórias se entrelaçam e se desembaraçam na improvável cidade de Brasília, filmada em todo o esplendor de sua utopia modernista".

Minha opinião: Um filme inteligente. No começo eu confesso que não estava gostando, achando o filme parado e sem sentido. Mas ao desenrolar do filme, percebi a mensagem que ele pretende passar.

O filme se passa em Brasília, uma cidade conhecida por ser quente, por isso o nome insolação caiu muito bem. As vidas dos personagens são histórias isoladas que, ao longo do filme, vão se juntando e mostrando pontos em comum.

Uma cena que marcou muito pra mim é a do término do namoro. O rapaz diz para a moça: "E eu? E nós?", e ela responde "Eu sempre vou lembrar de você. Como alguém que eu conheci e depois esqueci". Eu até anotei essa frase no meu bloquinho para não esquecer de tanto que me tocou.

É um filme que, ao meu modo de ver, mostra as vidas dos personagens isoladas, e que têm uma conexão devido às suas histórias. É um filme muito inteligente, que requer atenção para ser bem compreendido. Não tem protagonista, antagonista, coitadinho, nada disso. É um filme onde todos são donos de suas histórias.

Não sei quando estreará nos cinemas, mas irei conferir novamente.

Trailer


Dados técnicos do filme:

Elenco: Paulo José, Antonio Medeiros, Simone Spoladore, Leonardo Medeiros, André Frateschi, Maria Luisa Mendonça, Leandra Leal, Jorge Emil, Daniela Piepszyk, Emilio di Biasi
Direção: Felipe Hirsch e Daniela Thomas
Roteiro: Will Eno e Sam Lipsyte
Produção: Sara Silveira, Beto Amaral, Pedro Igor Alcântara, Maria Ionescu
Co-produção: Nós Outros Produções e Dezenove Som e Imagem
Música: Arthur de Faria
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Direção de Arte: Valdy Lopes
Edição: Livia Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário