Quem me conhece sabe como sou apaixonada pela nossa cultura e arte, e no quanto acredito no talento do Brasil para cinema, TV e teatro. E hoje ao saber que Lixo Extraordinário concorrerá ao Oscar de Melhor Documentário me encheu de felicidade e orgulho. Não só pelo filme que é excelente, mas pelo fato do Brasil estar numa categoria de grande prestígio no maior festival de cinema do mundo.
Sobre o filme: Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Quando acontece algo assim eu fico feliz e muito emocionada por ver que o Brasil tem chance de crescer no mundo todo com suas produções, e conquistar cada vez mais público para as salas de cinema que troquem um filme Hollywoodiano por um 100% brazuca.
Quem ainda não viu, o filme entrou em circuito na última sexta-feira e é possível ver a promessa brasileira neste prêmio tão importante para o cinema mundial.
Parabéns a Vik Muniz, Tião, Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley, Downtown Filmes, e os demais envolvidos nessa produção que representa o Brasil no Oscar em 2011. Dia 27 de fevereiro, todos juntos nessa torcida!
Assista o trailer abaixo:
- 13:01:00
- 0 Comments