Pode parecer que não, mas muita gente não sabe o significado denotativo de FAMÍLIA. De acordo com o dicionário Aurélio, estes são os significados dados à palavra FAMÍLIA:
Família - s.f. O pai, a mãe e os filhos: família numerosa. / Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc. / Grupo de seres ou coisas que apresentam características comuns: família espiritual. / Biologia. Unidade de classificação científica. Os animais e as plantas são classificados em sete grupos principais chamados reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies. Os membros de uma família têm entre si um parentesco mais chegado que os membros de uma ordem, mas não são tão próximos quanto os membros de um gênero. / Os descendentes de um indivíduo, a linhagem, a estirpe. // Em família, em casa, entre os seus, na intimidade. // Família de palavras, grupo de palavras que procedem de uma raiz comum. // Família real, o rei, a rainha, seus filhos e parentes do mesmo sangue. // Santa Família, quadro que representa a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus. / Usa-se como adj., no sentido de "honesto", "decente", falando-se sobretudo da mulher: Fulana é família.
Ou seja: podemos considerar família aqueles que têm o mesmo sangue que nós, pessoas que podem não ter o mesmo sangue mas que temos características comuns espirituais, podemos até mesmo formar uma família quando conhecemos alguém, nos apaixonamos, casamos.
E o que é a Família Restart?
São adolescentes unidos por um sentimento comum de adoração a uma banda que faz música para eles, os dá atenção, sempre os responde, são próximos a eles, e fazem com que estes mesmos adolescentes sintam-se parte de uma família mesmo, a tradicional família.
E como em toda família - ou na maioria delas - um faz de tudo pelo outro. Tenta proteger de terceiros, fica triste junto, fica feliz junto, faz de tudo pela felicidade do outro, enfim, se doa de corpo e alma pelo membro de sua família. E é esse o significado da Família Restart.
Antes que falem "nossa, Bel. Você faz parte da Família Restart? Que coisa de criança!", já adianto: não sou parte de família nenhuma que não a Bonotto. Acho o termo "família" muito discutível e não gosto de aplicá-los às pessoas de quem sou fã, e que não é o Restart. Na verdade nunca tinha me posicionado quanto aos milhares de comentários que esses garotos geraram, mas depois do VMB resolvi escrever esse texto para expor o que penso.
Ontem na premiação da MTV, a banda Restart ganhou todos os cinco prêmios aos quais foram indicados: revelação, artista pop, melhor clipe, hit e artista do ano. Artista do ano foi exagero mesmo, até eles reconhecem que não mereciam ganhar concorrendo com tanta gente experiente, mas ganharam.
E por que eles ganharam?
Voltamos aqui a questão da família. Eles ganharam porque o público deles É WEB 2.0. Se vocês pararem para reparar, toda vez que o Luan Santana e o Restart decidem criar uma hashtag no Twitter, elas vão para os Trending Topics mundiais porquê a força dos fãs desses artistas está nas redes sociais, na internet e vão fazer de tudo que puderem para verem seus ídolos vencerem sempre. Uma vez que a votação para esses prêmios é na internet, não é surpreendente que eles tenham ganhado todos os prêmios aos quais foram indicados.
A questão não é se Restart é música boa ou ruim, se ao mesmo música é, se eles são coloridos, se eles são feios ou bonitos, se eles são crianças ou homens, se eles são homens, e sim, que o público deles é enorme e a votação para o prêmio aconteceu onde o público deles está. Daí para a vitória é um passo.
Artistas como Sandy, Skank, Capital Inicial e Pitty que concorreram com eles em algumas categorias, são mais consagrados, têm anos de história, e são sim melhores que eles musicalmente falando, mas o público destes não está 100% localizado na internet, são pessoas que trabalham, que tem uma vida completamente diferente dos fãs do Restart - adolescentes de 15 anos cuja maior preocupação é tirar nota boa na escola. Por isso as vitórias - e também merecidas, pois cativar uma massa desse tamanho em tão pouco tempo não é pra qualquer um -, não porque "o Brasil não sabe votar", "o Brasil é burro", "esse prêmio é comprado".
Porém nada me surpreendeu mais do que os fãs da Pitty vaiando o Restart. Se você não gosta, problema seu, mas vaiar vai de falta de educação, ignorância e falta de respeito. Não votaram o suficiente pra Pitty ganhar o prêmio - e nem no local ela estava por causa de outro compromisso.
O resumo disso tudo é dizer que cada um tem o direito de dar o nome que quiser ao que sente, a quem os acompanha, e de viver sua vida sem prestar contas a ninguém. Quantos amigos nós chamamos de irmãos e não temos nenhum laço de sangue? Quantas vezes já te xingaram e riram da sua cara por isso? Reflita.
Sei que muita gente não vai gostar do que eu disse, achar que estou "defendendo crianças coloridas que acham que tocam música", e até comentários sem educação e respeito poderão aparecer, mas estou apenas defendendo minha opinião diante de uma situação que chegou ao ridículo - sem piadinhas tipo "mas o Restart já é ridículo".
Um bom final de semana para todos, e comemorem com suas respectivas famílias.
- 10:17:00
- 4 Comments